13. PRAZOS DE ENTREGA
13.1. A preparação e expedição do pedido far-se-á num prazo máximo útil de 72 (setenta e duas) horas, a partir do momento da confirmação do respectivo pagamento, exceptuando os casos em que o método de pagamento seleccionado seja o contra-reembolso ou o pagamento em loja, onde este prazo começa a partir do momento em que o pedido é recebido e confirmado em sistema.
    13.1.1. A contagem deste prazo é interrompida em caso de ocorrência de alguma anomalia ou inconformidade e será devidamente assinalada através da alteração do estado do pedido e comunicada ao Cliente.
    13.1.2. Se por motivos de força maior ou alheios à Tek-Tek o cumprimento deste prazo não for possível, tal deverá ser comunicado ao Cliente que poderá aceitar ou recusar tal justificação.
    13.1.3. O não cumprimento deste prazo dará pleno direito ao Cliente de resolver o acordo comercial.
13.2. Os tempos de trânsito indicados no checkout são meramente indicativos e da exclusiva responsabilidade das respectivas transportadoras.
13.3. A Tek-Tek servirá de intermediária, sempre que necessário, entre o Cliente e a transportadora, contudo não pode responsabilizar-se por eventuais atrasos na entrega ao cliente.
13.4. Qualquer reclamação a respeito de atrasos na entrega das encomendas deverá ser dirigida por escrito à Tek-Tek, através dos meios disponíveis.

14. EXPEDIÇÃO E RECEBIMENTO DO PEDIDO
14.1. Logo que o processo de expedição esteja completo o cliente receberá a respectiva notificação, onde constarão os dados para acompanhamento da entrega da encomenda.
14.2. Nos casos de entrega ao domicílio e no seguimento do disposto em 11.3.1.2, o Cliente é responsável por fornecer todos os dados para a correcta entrega do pedido, bem como por garantir que este poderá ser recepcionado por alguém na morada indicada.
    14.2.1. Na impossibilidade de entrega por motivo imputável ao Cliente, poderão ser-lhe cobradas taxas extraordinárias – pela transportadora e/ou pela Tek-Tek – por forma a levar a cabo uma nova tentativa de entrega.
    14.2.2. O referido em 14.2 reveste-se de particular importância considerando que, embora a Tek-Tek transmita às transportadoras todos os dados indicados pelo cliente, incluindo o contacto telefónico, não existe qualquer menção contratual que obrigue os estafetas a ligarem aos destinatários.
    14.2.3. Sem prejuízo do disposto nestes TeC, no caso eventual duma devolução à Tek-Tek devido a impossibilidade de entrega por motivo imputável ao Cliente, todos os custos associados aos serviços (que poderão não corresponder aos cobrados na operação de compra) até então realizados pela transportadora e outros serão integralmente considerados, quer o Cliente venha a optar por uma reexpedição ou por uma devolução.
14.3. No modelo de recolha em ponto de entrega (pickup), o Cliente deverá escolher qual o mais conveniente para o efeito, de entre os indicados nas opções apresentadas e que variarão em função da morada previamente introduzida.
    14.3.1. A Tek-Tek disponibilizará, sempre que possível, uma lista dos pontos de recolha possíveis, através duma ligação à plataforma da respectiva transportadora, actualizada diariamente.
    14.3.2. A disponibilidade bem como a actualização das opções apresentadas é da exclusiva responsabilidade da própria transportadora e quaisquer inconformidades serão totalmente alheias à Tek-Tek.
    14.3.3. Em caso de indisponibilidade temporária da apresentação das opções de pontos de recolha, o Cliente poderá contactar directamente com o nosso SAC no sentido de informar-se sobre as mesmas.
14.4. Regra geral, o serviço de entrega das encomendas é subcontratado, pelo que a responsabilidade da Tek-Tek sobre o estado de conservação dos bens termina no momento da recolha do pedido pela transportadora.
    14.4.1. A Tek-Tek garante que todos os produtos adquiridos pelo Cliente deixam as suas instalações em bom estado de conservação e devidamente acondicionados.
    14.4.2. Cumpre à Tek-Tek assegurar-se que as transportadoras subcontratadas assumem igualmente esta responsabilidade e que garantem também o correcto tratamento dos dados transmitidos, de acordo com a lei.
    14.4.3. No acto de recebimento/levantamento do pedido, o Cliente deverá certificar-se do estado de conservação exterior do mesmo (de todos os volumes, se for o caso).
    14.4.4. Se o Cliente (ou outrem no seu lugar) verificar, aquando do recebimento da encomenda, que esta apresenta sinais exteriores de tratamento ou manuseamento negligente, ou danos, que possam comprometer o estado de conservação dos artigos no interior, deverá solicitar directamente ao estafeta a inclusão duma ressalva na guia de transporte.
        14.4.4.1. Esta ressalva mais não é do que uma observação associada à carta de porte, registando que o Cliente declara ter recebido a mercadoria em mau estado de conservação.
        14.4.4.2. A inclusão duma ressalva na guia de transporte deve ser solicitada ao estafeta e pode ser feita única e exclusivamente no momento da entrega da encomenda, pela pessoa que a receber.
        14.4.4.3. Nesta circunstância, a encomenda não deverá ser recusada, pois esse acto implica automaticamente a sua devolução ao remetente e não permitirá ao destinatário registar qualquer observação acerca do estado de conservação da mesma; para além disso, recusar receber uma encomenda invalida a normal abertura dum posterior pedido de devolução.
        14.4.4.4. A omissão desta ressalva por parte do destinatário, sempre que tal se justifique, anulará toda e qualquer hipotética reclamação ou pedido de indemnização que o Cliente possa vir a fazer a este respeito.
14.5. O Cliente deverá de imediato reportar à Tek-Tek quaisquer anomalias que detecte, ou das quais venha a ter conhecimento, atinentes ao processo de entrega do pedido, desde o seu início até ao seu fim.
14.6. Nas situações de falha na entrega por motivos imputáveis à Tek-Tek (erro na transmissão dos dados, troca acidental de pedidos, entre outros), deverá esta providenciar uma reexpedição – bem como assumir os encargos com eventuais serviços extraordinários que se revelem necessários – e assegurar uma correcta entrega do pedido.
14.7. Nos casos em que a entrega não for bem sucedida por motivos imputáveis à transportadora, a Tek-Tek entrará em contacto com o Cliente por forma a solicitar todas as informações necessárias à formalização duma reclamação, sem prejuízo da possibilidade, a ser considerada caso a caso, de ser acordado com o Cliente um outro reenvio.
14.8. A Tek-Tek reserva-se o direito de alterar a transportadora seleccionada pelo Cliente se, de boa-fé e em determinada circunstância, achar que tal não serve os interesses do cliente ou que tal transportadora não reúne as melhores condições logísticas para a entrega da encomenda, contanto que esta alteração não implique qualquer custo adicional para o Cliente, nem uma redução significativa do tempo de trânsito.
14.9. Para efeito de entrega das encomendas, o serviço subcontratado é do tipo DAP (Delivered At Place), de acordo com os InCoTerms.
14.10. Em função da logística do pedido e da transportadora, a mesma encomenda poderá ser expedida em volumes e até mesmo cartas de porte separados.
14.11. Dependendo do país de destino, poderão eventualmente existir taxas, impostos ou outros, nomeadamente aduaneiros e fiscais, aplicáveis ao comprador (Cliente) e/ou à sua encomenda, não cobráveis pelo vendedor (Tek-Tek) e cuja informação não compita a este último providenciar.

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